Bertioga

A cidade de Bertioga é conhecida como a porta de entrada do litoral norte. Com mais de 32 km de praias e 482 km² de mata Atlântica, e é classificada como uma das maiores áreas de preservação do Estado de São Paulo e apenas 108 km da capital SP.

Essa, considerada “Pequena” cidade é rica em biodiversidade. Um dos melhores programas são as trilhas que terminam em paraísos ecológicos, como o passeio de 3 km até a Prainha Branca ou a descida de acquaride pelas corredeiras do Rio Itapanhaú.

Os moradores de Bertioga têm muitos outros motivos pra se orgulhar, pela rica história e de grande importância no desenvolvimento histórico do país.

Podemos citar o Forte São João. Fundado em 1547, às margens do Canal Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também a mais bem conservada do Brasil.

Na área do entorno do Forte, fica o Parque dos Tupiniquins, onde está localizada a única estátua do cacique tupinambá Cunhambebe do país, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do Padre José de Anchieta para selar a paz entre colonos e índios.

Quem curte história, não pode perder também o passeio à Vila de Itatinga, onde funciona a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos. Por meio de uma Maria Fumaça do início do século passado, o visitante é conduzido por uma bela mata, até avistar as casinhas que conservam o original estilo britânico de suas construções.

Forte São João

  • Grey TripAdvisor Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Facebook Icon
  • Cinza Google Places Ícone
  • Grey Instagram Icon

13. 3317-8774 | 99710-1344

(das 9hs às 21hs)

Avenida Anchieta, 1070, Bertioga - SP